STCP - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

STCP - traduzione in russo

STCP; Serviço de Transportes Colectivos do Porto
  • Autocarro da STCP na [[Avenida dos Aliados]], no [[Porto]].

STCP         
= Serviço de Transportes Colectivos do Porto

Wikipedia

Sociedade de Transportes Colectivos do Porto

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, E.I.M., S.A. ou STCP é a empresa que gere a rede de autocarros no concelho do Porto e também várias linhas em concelhos do Grande Porto. Para além dos autocarros, há ainda três linhas de carros elétricos que estão sob a responsabilidade desta empresa.

O serviço, com 72 linhas (incluindo carros elétricos), é assegurado por um parque de autocarros (420 em 2021) com uma média de idade de 14 anos. A STCP explora uma das maiores frotas de autocarros a gás da Europa, com um total de 257 veículos, o que representava 62% da sua frota em 2017. A empresa já tem em funcionamento autocarros elétricos com bateria, contribuindo para um menor impacto ambiental.

Os autocarros da STCP tiveram em 2021 uma taxa de ocupação média de 10,1% e circularam com velocidade média de 15,82 km/h. Tendo em conta estes números e os km totais percorridos pela frota nesse ano é possível estabelecer a intensidade carbónica efetiva de 156 gCO2/Passageiro.km.

Em 2004, a empresa participou num programa para testar autocarros movidos a hidrogénio em várias cidades europeias, o projeto CUTE, tendo recebido 3 novos autocarros da empresa Mercedes-Benz, modelo O530BZ, movidos a esta energia. Destes 3 autocarros movidos a H2, dois foram devolvidos (STCP 4001 e STCP 4003) e um esteve em exposição no Museu do Carro Eléctrico (STCP 4002) até ser retirado algures após 2010, sendo o seu destino até ao momento incerto. Como "recompensa" pela participação da STCP neste projeto, aquando da retirada do serviço público dos 3 autocarros movidos a H2, foram recebidos outros 3 autocarros muito semelhantes aos que se encontraram em testes, embora estes fossem movidos a Diesel. Receberam a numeração STCP 2181, 2182 e 2183, e um deles acabou o seu serviço mais cedo do que o esperado, após um incêndio na A4 enquanto regressava à Estação de Recolha da Via Norte.

A cor-padrão dos autocarros é o típico azul escuro, agora com detalhes em turquesa e branco mostrando o novo slogan da empresa: "Mobilidade Inteligente". Previamente a 2018 a cor-padrão era o azul escuro com uma risca laranja, esquema adotado no início do milénio aquando da chegada da série de autocarros Mercedes-Benz O405N2 entre 1998 e 1999. Apesar disso, até cerca de 2007 ainda circularam autocarros com o esquema prévio da empresa: o cor-de-laranja com detalhes brancos.

Digno de visita é o Museu do Carro Eléctrico, onde se podem admirar vários veículos que marcaram o passado do Porto (não necessariamente só carros elétricos). Localiza-se na Alameda de Basílio Teles, em Massarelos.